Área do Cliente

4 dicas para melhorar seu negócio ISP

4 dicas para melhorar seu negócio ISP (Internet Service Provider)

15

jul

4 dicas para melhorar seu negócio ISP

por Aline Melo em notícias

O número de provedores de serviços de internet, ou ISP (sigla para Internet Service Provider) aumentou bastante nos últimos anos, tornando esse mercado bastante competitivo, principalmente entre as empresas classificadas como de “pequeno porte” — que, de acordo com a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), são os provedores com até cinquenta mil assinantes. O aumento desse mercado acarreta também um crescimento significativo da internet brasileira, principalmente nos interiores dos estados.

 

As empresas que oferecem esse serviço precisam se atentar a alguns pontos para estarem aptas a competir com a concorrência: elas precisam ter bom planejamento; foco no cliente; ações estratégicas de pós-venda, além de estarem sempre em busca de novos caminhos, seja diversificando produtos e serviços, seja através de condições mais atraentes para o consumidor. Confira, a seguir, um pouco mais sobre cada um desses quatro pontos extremamente importantes para melhorar seu negócio de ISP.

 

Crie um bom planejamento

Para o mercado de ISP, dois planos podem ser desenvolvidos: o primeiro, com foco voltado para encontrar novos clientes, ou seja, alavancar as vendas, e o segundo, direcionado aos assinantes ativos. É preciso ter um bom plano de ação estruturado, colocá-lo em prática e acompanhar seus resultados através de indicadores-chaves para as vendas.

 

Novos assinantes

Determine quantos novos assinantes a empresa pretende ter dentro dos próximos anos e desenhe as ações de vendas para atingir essa meta. Reestruture os preços, fazendo que isso seja um diferencial em relação à concorrência, mas que siga o valor que a marca tem no mercado.

 

Base de assinantes

É muito mais fácil cuidar de quem já é cliente do que conquistar novos! Muitas empresas acabam deixando os atuais consumidores de lado, o que é muito ruim, já que eles escolheram seus serviços por acreditarem que você é melhor do que os seus concorrentes. Eles precisam ser valorizados, ou então poderão ir embora. Explore a gestão de relacionamento, aumentando a comunicação da marca com o consumidor e entendendo todas as suas necessidades.

 

Mantenha o foco no cliente

O foco do seu plano de ação deve ser o cliente. É muito importante entender o que ele realmente precisa. A empresa não pode acreditar que está comercializando o melhor serviço se os seus consumidores estão enxergando a situação de outra maneira. Por isso, é importante fazer pesquisas com perguntas simples e objetivas, para identificar o que está bom e o que pode ser melhorado. Essa é a forma mais segura de garantir que você está realmente oferecendo algo de valor para o mercado.

 

Realize ações de pós-venda

Muitas empresas simplesmente abandonam seus clientes após a venda, ou, nesse caso, após a assinatura. Não deixe isso acontecer na sua empresa. Crie, nos planos de ação, indicações para que a equipe de vendas entre em contato com os novos clientes depois de um determinado tempo utilizando o seu serviço. Você pode fazer uma pesquisa para entender se ele estão satisfeitos com o que estão recebendo. Isso fará com que eles se sintam especiais e que continuem com sua empresa por mais tempo.

 

Invista em novos caminhos

Não pense que sua venda de provedores deve ser sempre a mesma. O mercado que trabalha com tecnologia precisa estar sempre atento às demandas dos consumidores, que mudam de forma rápida. Procure se informar sobre o que há de novo no mercado e se essas inovações serão boas para seus clientes atuais e futuros. A renovação constante do seu negócio é uma vantagem competitiva e pode fazer diferença no sucesso do seu negócio.

 

Ao seguir essas quatro dicas, o seu negócio de ISP conseguirá melhorar sua atuação no mercado e competir com tranquilidade. Sua empresa já toma algumas dessas atitudes? Há alguma dica que esquecemos de listar que você gostaria de compartilhar? Deixe seu comentário.

Comente